Ele mostra a quantidade de dinheiro que uma empresa tem disponível após cobrir suas despesas operacionais e investimentos em ativos de capital. Por meio de um bom planejamento financeiro e controle do seu dinheiro, além de economizar, você consegue ainda manter o seu balanço mensal – diferença entre receitas e despesas – positivo, como na imagem acima. Agora que você já fez uma divisão dos seus gastos por categoria, é importante definir um orçamento que seja eficiente diante da sua realidade financeira.
Isto envolve subtrair as despesas totais das receitas totais para determinar o fluxo de caixa líquido. Também liste todas as despesas operacionais, como salários, aluguel, custos de produção, marketing, e quaisquer outras despesas fixas e variáveis. Essa abordagem integrada garante que o plano financeiro seja realista, abrangente e alinhado com todos os aspectos da operação da empresa. Cada um desses setores pode fornecer informações valiosas sobre custos, receitas potenciais, e necessidades de recursos.
Planejamento financeiro empresarial é um roteiro que projeta o futuro da situação financeira de um negócio com base na sua realidade presente. O planejamento financeiro empresarial faz parte da estrutura que alicerça todas as fases de crescimento e amadurecimento de uma empresa no competitivo ambiente dos negócios. A planilha financeira é uma excelente ferramenta de controle das despesas.
Todo planejamento é composto de metas, que devem ser cumpridas dentro de determinados prazos. As soluções tecnológicas vieram para automatizar processos e melhorar a produtividade. Despesas, que também podem ser fixas ou variáveis, são gastos indiretos à atividade fim da empresa. As finanças precisam conversar com o RH, com as operações, com o setor de vendas e assim por diante.
Separe sua vida financeira pessoal da empresa
De um lado, existe um jovem recém-formado que está trabalhando, mas não tem muitos planos para o futuro. Ele pretende “seguir conforme a corrente” por quanto tempo for possível. A reserva de emergência é uma espécie de colchão financeiro que nos protegerá diante de grandes imprevistos. Por isso, busque ter uma fonte de renda extra, que não seja vinculada à sua atividade principal. Isso porque muitos gastos fixos fazem com que seu orçamento seja menos flexível do que você precisaria em momentos de necessidade.
O gerenciamento desse tópico é sinônimo de segurança, é trabalhar na prevenção e transferência de possíveis riscos ao patrimônio conquistado ou ao que você deseja conquistar. Infelizmente, a indústria de investimentos no Brasil é altamente conflitada. E o terceiro inclui clientes que se preocupam em transmitir o patrimônio de forma estratégica aos herdeiros. “Sabemos que o imposto sobre herança chega a 8% em alguns estados e há discussões sobre sua ampliação. A previdência é um recurso que não entra no processo de inventário, então não tem ITCMD e ainda tem mais liquidez”, diz.
Se as dívidas e a falta de dinheiro no fim do mês são problemas recorrentes, está na hora de construir uma nova realidade. Por melhor que seja o seu planejamento financeiro, é difícil se preparar para todos os imprevistos possíveis. É por isso que você precisa ter estratégias também para quando as coisas começarem a sair do seu controle. Com um simples cálculo de subtração é possível ver se as contas batem e se o dinheiro que você tem é suficiente para arcar com os gastos. Caso as despesas estejam maiores que as receitas, é um sinal de que a saúde financeira não vai bem.
Diversifique seus investimentos
Identificando onde a empresa está, o próximo passo é definir onde ela deseja chegar. Assim, devem ser construídos os objetivos do planejamento financeiro. Mas é importante saber que não existe um momento perfeito para iniciar o planejamento financeiro empresarial. Se a organização ainda não elaborou, a melhor hora sempre será o agora. O planejamento financeiro empresarial é o caminho para que os objetivos organizacionais sejam atendidos. Assim, ele não deve ser percebido como uma solução, mas como um caminho para que o melhor resultado seja alcançado.
Estabeleça meios de controle do planejamento financeiro
O objetivo de um planejamento financeiro é antecipar as ações que irão ocorrer em um determinado contexto e/ou situação, quando já se tem um objetivo em mente. Dessa forma, por meio de preparação, organização e estruturação se torna possível alcançar o determinado objetivo. “Invista a reserva em títulos públicos pós-fixados ou em fundos DI com taxas baixas. No prazo de seis meses é possível procurar opções em crédito privado. Depois, se puder deixar o dinheiro parado de dois a três anos, dá para pensar em fundos multimercados. Por mais de cinco anos, já dá para pensar em ações e para o longo prazo a previdência é o melhor instrumento”, sugere.
Veja também seu comportamento de compra, como você se porta frente ao hábito de poupar e quais padrões podem ser percebidos ao realizar gastos. O grande diferencial que os consumidores procuram, e que o mercado valoriza, vem das ideias que conseguem baixar o custo de produção, distribuição e venda. Por isso, estude e invista em tempo criativo para repensar o modo como você trabalha e produz. Se você quer chegar em lugares novos é preciso tomar caminhos diferentes. Fique por dentro de todas as novidades sobre tecnologia, mercado e gestão.
Além do papel de proteger do estresse, também tem a função de possibilitar a compra de fundos e ativos durante a crise”, explica. Receba até 200% acima da poupança sem abrir mão da segurança com a estratégia Renda Fixa Turbo clicando aqui. Só assim, ao chegar o fim do mês, será possível calcular com exatidão o que pode ser cortado e como otimizar os gastos. A segunda deve registrar gastos secundários e que podem ser cortados ou diminuídos em caso de necessidade, como a assinatura de um streaming, por exemplo. Essa é uma modalidade recente em que você gerencia todos os gastos por um app especializado.
Se tiver o dinheiro guardado, terá de onde tirá-lo para a emergência. O que você deve evitar é o consumismo, ou seja, o consumo desenfreado de itens que às vezes nem são tão importantes assim. Todo mundo precisa comer, se vestir, educar os filhos e por aí vai. Contudo, para se diferenciar e ganhar mais dinheiro, é preciso mais do que esforço. É preciso dominar o conhecimento relacionado à sua atividade econômica. A lição aqui é a importância de buscar ganhar sempre mais, como forma de melhorar o equilíbrio financeiro.
Com base no diagnóstico da situação financeira da empresa, é possível traçar objetivos claros, que poderão ser alcançados a curto, médio ou longo prazo. Pode-se definir o planejamento como a determinação dos objetivos de um empreendimento, assim como também a gestão dos meios e recursos para atingi-los. Logo, o planejamento financeiro pode ser definido como um instrumento que orienta a empresa na definição de metas e na escolha os meios necessários a fim de alcançá-las. O dinheiro que faz a roda girar aliado ao planejamento auxiliam os gestores a terem a real dimensão do que será investido e todas as despesas que a empresa terá ao longo carta de crédito contemplada do ano. Esse é o primeiro passo para fazer um planejamento financeiro eficiente e que gere valor para os negócios.