Como funciona o pagamento do Youtube? Entenda tudo

O recurso Valeu demais do YouTube, chamado também de “Aplauso do espectador”, permite que os inscritos e espectadores façam um agradecimento aos criadores. Assim, é possível comprar produtos ou enviar mensagens personalizadas na área de comentários dos vídeos, tanto os shorts quanto os longos. Ter um canal que desperta o interesse do público é um dos primeiros passos. Além disso, saber quais são as diferentes maneiras de gerar renda a partir dos vídeos vai ajudar no planejamento dos conteúdos.

Embora o Google mantenha um parte do lucro, o resto vai para os proprietários de sites que colocam anúncios do AdSense em suas páginas e blogs. Utilize a ferramenta Google Trends para identificar as tendências de buscas dos usuários, gerando insights sobre quais assuntos podem ser abordados em novos vídeos do seu canal no YouTube. Além disso, se um canal não fizer mais parte dos clubes, for encerrado ou violar as políticas da plataforma — com o famoso “strike no YouTube”, os assinantes ativos são reembolsados pelo último mês pago. Desse modo, haverá o desconto dos respectivos valores da receita do canal. Ademais, o YouTube faz uma verificação do vídeo com um processo automático ou humano para determinar se ele atende às diretrizes da plataforma antes de vincular anúncios. Logo, é essencial estudar as políticas específicas para aumentar as chances de ter o pedido aprovado.

Como o YouTube paga?

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Ao seguir as diretrizes e dicas compartilhadas neste artigo, você estará bem no caminho para aumentar seus ganhos e potencializar sua presença no YouTube. De acordo com informações de plataformas que prestam serviço para criadores, um youtuber pode esperar ganhar entre US$ 0,01 a US$ 0,03 por visualização de vídeo. Isso significa que a cada 1 mil visualizações de anúncio, o criador pode ganhar entre US$ 1 e US$ 3. A receita de publicidade no YouTube é aquela gerada com anúncios da página de exibição e do Feed dos Shorts. Você pode obter lucro exibindo anúncios antes, durante ou depois dos vídeos na página.

Monetização por anúncios

A ideia é garantir conteúdos relevantes com regularidade para manter o público fiel, além de permitir que eles saibam quando esperar uma nova publicação. O Super Chat e os Super Stickers são formas de aproximar os fãs e os criadores durante transmissões ao vivo e Estreias no YouTube. Os fãs têm a opção de adquirir Super Chats para realçar suas mensagens no chat ao vivo ou Super Stickers para exibir imagens animadas no chat. Além disso, também é necessário que seu canal acumule mais de 4 mil horas de exibições nos últimos 12 meses.

Para esse recurso é necessário mais de 10 mil inscritos e ter pelo menos 18 anos. Esse recurso exige apenas idade mínima de 18 anos e ter mais de mil inscritos no canal.

CPM significa “custo por mil impressões” e representa o valor pago por mil visualizações de anúncios. O CPM pode variar amplamente dependendo do público, tipo de anúncio e outros fatores. A quantidade de visualizações, o engajamento do público, a duração dos vídeos e a relevância do conteúdo são alguns dos fatores que influenciam seus ganhos. Confira também dez dicas para ganhar dinheiro com o YouTube, como compartilhar links de afiliados, divulgar produtos, facilitar o acesso à chave do Pix e mais. A responsabilidade, não o engajamento, é nossa maior prioridade, e tudo que fazemos é de acordo com esse ponto de vista. Os anunciantes geralmente não querem ser associados a conteúdo controverso ou delicado no YouTube, conforme definido nas nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.

Segundo uma página de suporte da empresa, essa é a principal forma para os criadores de conteúdo receberem as suas recompensas pelos vídeos publicados na plataforma. Também ganhamos dinheiro com nosso negócio de assinaturas mensais, como YouTube Premium. Os assinantes podem usar o YouTube Premium para assistir vídeos sem anúncios e ajudar os criadores de conteúdo ao mesmo tempo.

Como funciona o pagamento do Youtube?

Há algumas maneiras de rentabilizar a produção e difusão de conteúdo através do YouTube. A mais comum é através de anúncios veiculados nos vídeos, banners ou janelas sobrepostas, mas, para isso, é preciso se cadastrar no AdSense – ferramenta de monetização do Google. Sendo assim, é muito difícil saber exatamente quanto ganha um youtuber, a não ser que ele mesmo decida revelar. Mas, de um modo geral, pode-se estimar valores com base no quanto o YouTube paga em média aos canais, números de visualizações e outras métricas.

Convertendo para reais, o Porta dos Fundos recebe entre R$697 mil e R$11 milhões por ano, ou de R$58 mil a R$927 mil por mês. O carioca Felipe Neto possui o terceiro maior canal do Brasil, com 42,9 milhões de inscritos e mais de 13,7 bilhões de visualizações. Neto produz conteúdo voltado ao público jovem, na sua maioria, de cunho humorístico.

A melhor forma para receber dinheiro do YouTube é por meio de fintechs regulamentadas pelo Banco Central, que são mais rápidas e baratas que as opções tradicionais. O pagamento dos vídeos do YouTube é feito em dólar por meio do Google AdSense. Portanto, é preciso ter uma conta na plataforma e vincular à conta do YouTube, após ser aceito no programa de parceiros e ativar a monetização.

Com o recurso de monetização dos Shorts, seu canal pode ganhar parte da receita proveniente de anúncios assistidos enquanto os espectadores navegam pelo Feed de Shorts. O pagamento do YouTube via AdSense é processado entre os dias 21 e 26 de cada mês. Antes disso, o YouTube envia os valores ao AdSense entre os dias 7 e 12, mas os usuários devem solicitar a transferência para suas contas bancárias. Ele pagava pelos direitos autorais e pelos anúncios que eram veiculados no vídeo. Contudo, como o site passa por evoluções constantes, já foram desenvolvidas outras maneiras de monetizar o YouTube. Atualmente, são 7 diferentes possibilidades de obter renda a partir do canal.

Estes anúncios  significam a rentabilização para os criadores de conteúdos. É essencial para um produtor de conteúdo ficar por dentro do Programa de Parcerias, termos de serviço e as diretrizes da comunidade do YouTube para ter certeza se seu canal respeita todos os critérios. Por exemplo, o uso de materiais com direitos autorais sem devida liberação de uso ou muitos “unlikes” vender canal youtube e comentários negativos nos seus conteúdos não são bons sinais. Conhecer a localização e os interesses do seu público pode ajudar a otimizar os vídeos para anúncios que pagam melhor. Públicos em países com maior CPM, como Estados Unidos e Canadá, tendem a gerar mais receita. Nos últimos anos, tomamos medidas para fortalecer nossos requisitos de monetização com o uso de anúncios para recompensar apenas os criadores mais confiáveis que criam conteúdo original.

Outro fator que leva esse tipo de canal ganhar pouco, é o fato de que as empresas que aparecem nestes canais, só querem que o público reconheça a marca e não que comprem um produto. Vários fatores podem influenciar o CPM, incluindo a localização do público, o tópico do conteúdo e a época do ano. Nichos específicos, como finanças e tecnologia, geralmente têm CPMs mais altos que conteúdos mais genéricos. Se o CPM médio se mantém em R$ 3,00, o ganho para 100 visualizações seria proporcional. Novamente, essas cifras são médias e podem variar de acordo com a demografia do público e a temática do conteúdo.


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