As relações interpessoais também são beneficiadas, na medida em que o terceiro pilar (aprender a conviver) é desenvolvido. Ao basear-se nos valores de cooperação e empatia, o aprender a conviver trabalha as habilidades sociais dos alunos. Os “4 pilares da educação conceito” da UNESCO abordam a formação integral dos estudantes e atualmente são referência para pautar instituições de ensino. Entre as bases da BNCC para a educação infantil está a aproximação da criança com a tecnologia. Está há mais de 20 anos no mercado educacional para potencializar o ensino e oferecer mais ferramentas para o desenvolvimento dos estudantes.
Dentro disso está incluído todo o desenvolvimento da criança que foi trabalhado nos outros itens. A adoção de métodos que melhoram a autoestima dos estudantes, garantem confiança e assertividade nas escolhas acadêmicas, e, consequentemente, proporcionam um amadurecimento da personalidade. Além de contemplar essas qualidades, a aprendizagem colaborativa também incentiva o desenvolvimento de competências socioemocionais, como consciência e autogestão. As comissões nacionais da Unesco também fizeram consultas individuais e questionários, como forma de garantir a amplitude das oportunidades de estudo, análise e troca de ideias. Como fruto desse trabalho, surgiram propostas de formação continuada fundamentadas em quatro grandes dimensões, que, posteriormente, ficaram conhecidas como pilares da educação. A Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI foi criada em novembro de 1993.
Por isso, aprender a ser é fundamental para o desenvolvimento na educação infantil. O aluno precisa aprender a descobrir coisas novas de forma autônoma, ou seja, buscar seus próprios conhecimentos, ser interessado e intuitivo. A educação é um setor importantíssimo da sociedade e sem uma educação bem aplicada, é possível presenciar muitos prejuízos que afetam todo o sistema social. Por isso, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criou os 4 pilares da educação. Elaborados em 1999 pelo professor político e econômico francês, Jacques Delors, os 4 pilares regem a educação e determinam o que não pode faltar numa sala de aula.
O que é o pilar da educação aprender a fazer?
Ele encoraja os indivíduos a explorar quem são, quais são seus valores, interesses e paixões, e a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmos. Isso permite ao aluno conseguir plano de aula ensino fundamental resolver os problemas com mais calma e sabedoria. Não se desesperar diante dos problemas e buscar uma solução racional é uma habilidade crucial para o sucesso na vida.
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Ou seja, não somente os capacitam para o mercado de trabalho, mas também para viver em sociedade, e se tornarem cidadãos mais justos, empáticos e preparados para lidar com adversidades. No atual cenário, em que as pessoas são diariamente bombardeadas com uma enorme quantidade de informações difusas, é preciso desenvolver estratégias para dar propósito ao consumo de informações. Assim, os estudantes estarão mais preparados para traçar, de maneira consciente, os seus objetivos educacionais ao longo da vida. Um exemplo de aplicação deste pilar é a utilização da estratégia de ensino oferecida pela aprendizagem significativa.
Pilares da Educação
Já aprender a conviver enfatiza a importância da interação social e do respeito mútuo, preparando os alunos para uma participação ativa na sociedade. Por fim, aprender a ser se concentra no desenvolvimento pessoal e na formação de valores éticos. Ao mesclar esses quatro aspectos em nosso processo de aprendizado, somos capazes de experimentar uma educação mais completa e significativa.
Ou seja, os pilares da educação citados neste artigo têm por objetivo não apenas informar, mas também formar o cidadão para a sociedade. Esse pilar da educação trata, portanto, da necessidade em instruir o indivíduo a buscar, pelos próprios meios, maneiras de descobrir e absorver os mais diversos assuntos. Desta forma ele pode identificar quais instrumentos de aprendizado melhor se encaixam em seu perfil. Os adolescentes que constroem projetos de vida alinhados aos seus interesses conseguem reconhecer a importância de aprender e identificar, com maior clareza, seus próximos passos na vida escolar e pessoal. O objetivo desta brincadeira é divertir os jogadores, desenvolver suas habilidades motoras, além de promover a competitividade saudável entre os participantes. O conceito de educação está baseado em 4 pilares fundamentais que precisam ser oportunizados através do aprender, no desenvolvimento integral da criança.
Dessa forma, é fundamental que respeitemos os traços individuais de cada um, como personalidade, raciocínio, senso estético. Com as particularidades respeitadas, o indivíduo se encontra no ambiente ideal para que possa deixar florescer a sua personalidade. O retorno das férias do meio do ano nas escolas é um momento crucial para receber os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental…. A literatura infantil é um tesouro inestimável que abre portas para mundos incríveis, estimula a imaginação e fortalece os alicerces do conhecimento desde… Isso, naturalmente, acaba limitando o potencial de crescimento, independência e adaptação dos seres humanos. Isso pode incentivar a colaboração e a convivência harmônica entre os mais diferentes indivíduos.