Fundamental após as cirurgias!

Fundamental após as cirurgias!

Após a cirurgia alguns cuidados são importantes para reduzir o tempo de internação, facilitar a recuperação e evitar o risco de… A realização de massagem nas pernas de 3 em 3 horas, com óleo de amêndoas ou qualquer outro gel de massagem, também é outra técnica que estimula o retorno venoso e dificulta o acúmulo de sangue e formação de coágulos. A trombose pode ocorrer por diversos fatores como a imobilidade e alterações genéticas que aumentam a chance de trombose (as chamadas trombofilias). São também fatores de risco para a TVP o tabagismo, uso de hormônios como anticoncepcionais e anabolizantes, a obesidade e o sedentarismo.

Isso pode ser extremamente perigoso, pois, se esses coágulos se soltarem e viajarem pela corrente sanguínea, podem levar a complicações graves, como embolia pulmonar. No que o paciente deve prestar atenção As primeiras 48 horas após a cirurgia são as mais importantes, pois é neste período que os trombos costumam se formar. “Cerca de metade dos pacientes não sentem nada até que o coágulo se desprenda e atinja outra parte do corpo. Porém, é preciso ficar atento aos sinais e sintomas, como inchaço, dor, vermelhidão, aumento da temperatura e endurecimento da musculatura das pernas ou da região pélvica”, ressalta Dr. Molina.

Porém, esse cuidado prolongado é necessário para que o paciente pare de tomar a medicação apenas quando o risco de desenvolver um novo trombo seja praticamente nulo. Até mesmo uma ocorrência ortopédica, como uma fratura ou uma torção no pé ou joelho, pode desencadear um quadro de trombose. Com a chegada do verão, as futuras mamães enfrentam desafios extras, especialmente quando se trata de retenção de líquidos e inchaço durante a gravidez. É comum que as temperaturas subam, e com isso, o desconforto causado por estes quadros pode se agravar. A dor na panturrilha, também chamada de batata da perna, pode acontecer devido à prática de atividade física intensa ou ser… Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online.

Quanto tempo após a cirurgia tem risco de trombose?

Cirurgias pediátricas: diferenças em relação a cirurgias em adultos

E é fundamental que seu uso seja continuado em casa, seguindo a prescrição do seu médico.Quem faz cirurgia de quadril deve tomar por mais tempo do que quem faz cirurgia de joelho. Só posso ter trombose após cirurgias de prótese de quadril e joelho? Mas principalmente as ortopédicas, podem fazer com que a circulação fique diminuída nas veias das pernas, podendo formar um coágulo e causando os trombos. Pacientes que já tenham tido trombose no passado, seja em uma cirurgia ou espontaneamente, apresentam sim um risco aumentado de um novo evento caso sejam submetidos a uma cirurgia plástica. Isso não quer dizer que o procedimento seja contra-indicado, mas sim que o seu cirurgião irá tomar medidas adicionais no planejamento pré e pós operatório.

Além disso, também pode ocorrer inchaço, varizes e pele acastanhada nas pernas, que em casos mais graves, e pode levar a gangrena, que é a morte das células devido à falta de sangue. Se você tiver preocupações ou dúvidas sobre a trombose após a cirurgia, não hesite em entrar em contato com seu médico. Sentar-se com as pernas cruzadas pode prejudicar o fluxo sanguíneo.

Você já deve ter ouvido falar que qualquer cirurgia ou procedimento, apresenta riscos. Por isso, é importante que o paciente compreenda quais são esses riscos antes de se submeter a uma cirurgia ou até mesmo a procedimentos minimamente invasivos. O médico cirurgião sempre deve solicitar exames pré-operatórios, para avaliar se há alguma contraindicação e fatores de risco, como obesidade, tabagismo, doenças genéticas, etc.

Quem tem maior risco de ter uma trombose depois da cirurgia

Exames médicos de rotina ajudam a identificar problemas cardíacos precocemente. Então, caso o médico faça a prescrição, tome os remédios de acordo com a orientação do profissional. Portanto, desligue-se um pouco das suas atividades, aproveite para descansar, coloque um travesseiro sob os pés e eleve as pernas. Assim que o médico disser que você pode caminhar, ande com calma dentro da própria casa para que os músculos da panturrilha estimulem o sangue dos membros superiores a subir na direção do tronco.

Prevenção e Tratamento

Somente a avaliação aprofundada de um especialista pode determinar a melhor abordagem para cada paciente. Além disso, alguns exercícios muito simples e específicos, como o movimento de pisada ou o ato de “girar” o tornozelo também ajudam neste caso. Confira no artigo abaixo como pode ocorrer e como evitar o surgimento da doença nesse caso. A condição costuma ocorrer majoritariamente abdominoplastia pela influência de carga genética, mas alguns hábitos do dia a dia podem influenciar em seu surgimento também, como, por exemplo, sedentarismo e sobrepeso. Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la. Atuo em Cardiovascular e Cirurgia Geral, com aprimoramento em Endovascular, Doença Coronária e Marcapassos.

Prevenir a trombose, que é a formação de um trombo, ou seja, um coágulo dentro de uma veia. Portanto, siga atentamente as recomendações do seu médico e não deixe tirar suas dúvidas antes da cirurgia. Algumas estratégias podem ser adotadas a fim de diminuir a possibilidade de complicações após o procedimento, tanto da própria Trombose, como outros problemas. O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D’Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico. Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos.


Publicado

em

por

Tags: