O que faz o profissional de Arquitetura?

A rotina da carreira em arquitetura envolve a projeção no papel, com desenho à mão, das estruturas e estilos a serem aplicados numa obra. Podem ser transferidos com a ajuda de computadores para programas como o AutoCad, que digitaliza toda estrutura e permite modelação em tempo real da estrutura do projeto, o que permite fácil acesso a correções e adições à obra. Eles trabalham em equipe, comunicando-se com outros profissionais da construção, consultores e clientes para garantir que todas as partes envolvidas estejam alinhadas e satisfeitas com o resultado final. O arquiteto é um profissional qualificado para conceber, planejar, construir e organizar espaços tanto internos quanto externos, levando em consideração uma variedade de critérios estabelecidos pelos clientes. Esses critérios incluem aspectos como estética, funcionalidade, dimensões, conforto e muito mais.

Além disso, ele ainda considera a estrutura urbana dos municípios para evitar superlotamento em determinadas regiões, o que pode gerar desde desvalorização do local até acidentes graves por falta de infraestrutura disponível. — Terminado o curso, é necessário fazer um estágio para futura admissão na Ordem dos Arquitetos, participando em ações de formação. Sendo assim, o arquiteto gere toda a organização e colocação dos objetos, desde os stands à decoração do local. Alguns Arquitetos trabalham em parceria com o Engenheiro Civil, um casamento perfeito para que cada um extrai o melhor de sua área.

Em resumo, o arquiteto é um profissional multidisciplinar que vai muito além de desenhar construções. Ele é o elo entre as aspirações do cliente e a concretização física de um espaço, considerando não apenas critérios estéticos, mas também funcionais, ambientais e legais. Sua atuação é essencial para a criação de ambientes que não apenas abrigam, mas também inspiram e enriquecem a vida das pessoas que os utilizam. Tornar os ambientes mais humanos e aumentar a qualidade de vida dos usuários é a marca essencial de um bom profissional da área de Arquitetura. Assim, os espaços criados devem seguir à risca as regras específicas e requisitos solicitados pelos clientes.

O momento de decidir uma carreira pode ser algo bem complicado quando você ainda não tem ideia sobre qual profissão seguir. Neste artigo separamos algumas informações importantes para você entender o que faz um arquiteto e pensar na possibilidade de escolher essa profissão. Além de trabalhar  nos próprios desenhos e designs, o arquiteto também visita a rotina de obras como supervisor ou diretor. Ao engenheiro compete supervisionar a equipe de construção e as ferramentas de obra para o término do projeto com sucesso.

Quais são as habilidade necessárias para um arquiteto?

Isso inclui muitas etapas, como análise do terreno, verificação do impacto ambiental da obra, modelagem 3D e até análise de custos. Por tratar-se de uma área de graduação de ciências sociais aplicadas, a arquitetura tem um forte lado de humanas. Por isso, o arquiteto também precisa ser criativo para solucionar problemas de espaço e manter-se sempre atualizado com as tendências do mercado de arquitetura. Os arquitetos contam com diversos programas que ajudam a projetar de maneira mais rápida e eficiente. Com o desenvolvimento da tecnologia voltada à construção e arquitetura, vimos o surgimento do BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção). O acompanhamento de obra é um trabalho essencial para garantir a segurança e cumprimento das especificações.

Quais as áreas em que o arquiteto pode atuar?

Com base nessas informações, o arquiteto começa a conceituar e desenvolver ideias para o projeto. Eles exploram diferentes soluções e abordagens criativas, levando em consideração planta de casa com dois quartos fatores como funcionalidade, estética, eficiência energética e sustentabilidade. Bem como, a Aula Destaque que proporciona o contato direto com gestores renomados do setor.

O foco do curso de Arquitetura na maioria das faculdades é sobre o desenvolvimento de projetos de arquiteturas. É preciso muito mais tempo, dentro e fora de sala de aula, para que o aluno aprenda com eficiência tudo o que o profissional precisa saber para trabalhar plenamente planta de casa como um Arquiteto de Edificações. Isso significa que um profissional de arquitetura formado deveria receber um salário mensal acima dos 7 mil reais. Afinal, nem sempre os arquitetos são trabalhadores celetistas, ou seja, com carteira de trabalho assinada.

Mais profissões da área de Artes e Design

Do mesmo modo que precisa respeitar a estrutura original mantendo a essência local. O profissional da área de Arquitetura e Urbanismo deve ter amplo saber sobre o ambiente (solo, arredores, topografia) em que essas obras serão feitas. Aqui é necessário mais apreço e dedicação, pois é preciso um grande conhecimento de materiais de restauro, tipos de tintas, questões de proteção contra agentes agressores e intempéries.

Ou seja, a princípio, o design de interiores é trabalhar na decoração de ambientes que já estão planejados arquitetonicamente. Todo arquiteto pode trabalhar com design de interiores, mas técnicos em design de interiores não podem ocupar funções de arquitetos. O design de interiores é um dos ramos que mais tem se popularizado na arquitetura. Se você quer fazer este curso na sua graduação, certamente já viu programas de televisão ou canais no YouTube que destacam a fase de decoração. Em alguns casos é o engenheiro parceiro que faz o serviço de acompanhamento da obra.


Publicado

em

por