Quando procurar o Ortopedista?

Se você sofreu uma lesão aguda, como uma fratura, luxação ou torção, o traumatologista é o profissional indicado para fornecer atendimento imediato. Já em casos de dor crônica, problemas nas articulações, tendões, coluna ou outras condições musculoesqueléticas, o ortopedista é mais adequado para diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Os traumatologistas tratam principalmente traumas agudos, como fraturas, luxações, entorses e lesões esportivas. Já os ortopedistas cuidam de uma ampla gama de problemas, incluindo doenças degenerativas como a artrose, lesões por esforço repetitivo, tendinites, bursites, problemas de coluna, deformidades ósseas, entre outros. A ortopedia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e distúrbios do sistema musculoesquelético, que inclui ossos, articulações, músculos, ligamentos, tendões e nervos.

remédios para dor na coluna lombar (lombalgia)

Ou seja, quanto mais nos cuidarmos, mais teremos chances de levar uma vida com qualidade. A ortopedia é um ramo da medicina que se concentra no cuidado do sistema musculoesquelético. Este sistema é composto de músculos e ossos, bem como articulações, ligamentos e tendões. Qualquer dor, ainda que pareça pequena, pode indicar o início de uma doença. Afinal, este médico é especialista no assunto e saberá indicar se há ou não algum problema e como tratá-lo.

Conheças as doenças mais comuns da ortopedia

O curso dura de 2 a 3 anos — tempo que varia segundo a instituição de ensino escolhida pelo profissional. O hepatologista é o especialista que diagnostica e trata doenças que atingem o fígado, a vesícula biliar e vias biliares. Para consultar preços, obter mais informações e agendar uma consulta com um ortopedista, basta acessar o Nav Dasa.

Quais são as especialidades dentro da traumatologia e ortopedia?

Alguns remédios para dor na coluna lombar são os analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, pois ajudam a reduzir dor e inflamação, aliviando os sintomas como dor no final da coluna ou contração muscular. A ortopedia em si compreende diversas especialidades, onde alguns se especializam em lesões de esporte, que são tratados pela ortopedia esportiva e outros em uma parte específica do corpo. Essa especialidade tem como principal intuito prevenir, acompanhar e se for necessário realizar tratamento de enfermidades que podem estar relacionadas com a prática do esporte. A ressonância é um exame de imagem sem radiação e eficaz para identificar lesões traumáticas, infecções ósseas, tumores ósseos, osteoporose e problemas que geram dores no sistema musculoesquelético. Em outras palavras, devido à sua qualidade, o exame auxilia o ortopedista na investigação de fraturas, tumores e doenças como a artrose. Um cirurgião ortopédico da coluna pode realizar uma fusão espinhal para vários problemas nas costas e no pescoço, incluindo lesões nas vértebras ou discos intervertebrais e escoliose.

O que o ortopedista analisa?

Mas também pode indicar problemas mais graves, como rompimento dos ligamentos ou osteoartrite. No COE, você encontra uma equipe médica em todas as áreas da ortopedia, como joelho, quadril, pé, coluna, mão, ombro e cotovelo, assim como tratamento da dor. Para encontrar um traumatologista ou ortopedista de confiança em sua região, você pode pedir recomendações a amigos, familiares ou médicos de confiança. Além disso, pesquisar por profissionais credenciados em associações médicas ou verificar as avaliações de pacientes pode ajudar na escolha do profissional mais adequado para suas necessidades. É possível realizar uma consulta com ortopedista tanto nos hospitais e consultórios públicos, como em clínicas particulares. Porém, como o sistema público de saúde geralmente é lento e lotado, as pessoas recorrem a outros meios para ter uma consulta e tratamento mais rápidos.

Esse exame escaneia o esqueleto para encontrar lesões ósseas provenientes de tumores, cânceres, metástases e fraturas. Sendo assim, o ortopedista está apto para solicitar os exames que achar necessário, dependendo de cada caso, e também é preparado para conseguir interpretar os resultados e chegar a um diagnóstico exato. Às vezes, um cirurgião ortopédico precisa realizar uma operação para reparar um osso quebrado mais gravemente. Para estabilizar o osso, eles podem usar vários tipos diferentes de implantes.

Essas são apenas algumas das especialidades dentro da traumatologia e ortopedia. Cada área de atuação exige conhecimento e treinamento específicos para proporcionar aos pacientes o melhor tratamento possível para suas condições musculoesqueléticas. O especialista em ortopedia atua em diversas áreas, tratando desde fraturas ósseas simples, até as mais complicadas, que necessitam da realização de cirurgias.

Em resumo, traumatologistas e ortopedistas são especialistas altamente capacitados para cuidar de problemas musculoesqueléticos. O traumatologista trata traumas Especialista em LCA agudos, enquanto o ortopedista abrange traumas agudos e doenças crônicas. Para lesões agudas, consulte um traumatologista para atendimento imediato.

Isto é, tudo aquilo que acontece com o aparelho locomotor é de responsabilidade desse especialista, que deverá se empenhar para chegar ao diagnóstico e, então, tratar e orientar o paciente. Os raios X são os “mais comum e técnica de diagnóstico por imagem amplamente disponível”. Um ortopedista geralmente realiza radiografias no consultório, permitindo diagnosticar certas condições durante a consulta de uma pessoa. O ortopedista vai auxiliar seu paciente desde o momento do diagnóstico da doença ou lesão, até o final de seu tratamento.

Cabe ainda a esse profissional acompanhar os pacientes que estão em condições que exigem cuidados crônicos, como aqueles que apresentam quadro de artrose, de artrite, de reumatismo, entre outros. Os exames são essenciais para que o médico ortopedista possa avaliar de forma mais aprofundada o quadro clínico do paciente. Por isso, ele também está apto a fazer a solicitação desses procedimentos de acordo com suas suspeitas ou conforme cada caso necessitar. Ou seja, são as doenças e os traumas que afetam músculos, articulações, ossos e ligamentos. Sendo assim, é uma especialidade que engloba todo o corpo, já que esses tecidos e estruturas o compõem por completo.


Publicado

em

por